Aug 2019
Por:Lib Embalagens
Sacolas de Papel Personalizadas | Sem categoria
O Branding, também conhecida como gestão de marcas, é uma série de estratégias que ajudam a criar uma perceção positiva da sua empresa com o seu cliente. Ele diz respeito à identidade, que deve ser única e personalizada, além de relacionar-se com os interesses e necessidades da sua audiência.
Portanto, o branding é a forma pela qual seus clientes avaliam a sua marca, e não a maneira que você considera como a mais justa. Sendo assim, as empresas precisam trabalhar a sua percepção, por meio dos seus produtos, serviços e também das embalagens.
Você quer conhecer a relação entre o Branding e as embalagens? Então, continue lendo este artigo!
Neste artigo, vamos falar sobre diversas informações.
Vamos lá!
Uma identidade visual de qualidade é muito importante para uma empresa. Ela tem o poder de transmitir características essenciais do seu negócio. Nela, contém os valores, estilos e mensagens que causam impactos em sua relação com clientes, fornecedores e parceiros.
A identidade visual de uma empresa consegue atingir o consumidor quando ele lembra da sua marca ou da embalagem por meio das cores, design, tipografia, entre outros elementos. Esse tipo de relacionamento é o estopim entre identidade visual e branding.
Por isso, você não pode desenvolver essa estratégia de qualquer forma. Já imaginou quantas empresas querem conquistar a atenção do seu cliente? Diante desse cenário, sua equipe de marketing deve elaborar uma estratégia consistente para que a sua marca conquiste um diferencial competitivo.
Uma estratégia eficiente de branding traz diversas vantagens para o seu negócio. Para se ter uma ideia, os clientes conseguem gravar a sua marca com mais facilidade se comparada a outros produtos do mesmo segmento. Além disso, a sua relação com os parceiros também melhoram, pois eles conseguem identificar os valores que a sua marca costuma defender.
Outro ponto interessante é em relação ao aumento das vendas. O consumidor, geralmente, define o seu processo de compra pela embalagem de um produto. Se ele gostou dos elementos gráficos do seu negócio, provavelmente, comprará a sua mercadoria.
Uma boa forma de entender os impactos que a identidade visual pode trazer para uma marca é visitar um supermercado. Imagine que você pretende comprar um hambúrguer congelado para o final de semana.
No refrigerador do supermercado, existem várias opções de produto e cada um tem uma identidade visual diferente. Neste momento, você identifica algumas marcas e outras são passadas despercebidas.
Se você não tem uma marca de preferência, provavelmente, escolherá aqueles produtos que têm uma embalagem mais elaborada, com um lindo e atraente design gráfico, entre outras questões.
Sem dúvidas, o preço, o tamanho do hambúrguer e o tipo de carne vão influenciar na decisão da sua empresa. Porém, o seu poder de definição estará na embalagem do produto. Afinal, estamos falando de comida e ninguém quer levar um produto feio para a casa, não é mesmo?
Essas reações dos clientes podem ser explicadas porque o comportamento do homem funciona conforme os estímulos cerebrais. Ele costuma associar cores, formatos texturas e outros elementos a estímulos como paz, alegria, dor e tristeza. Esse pensamento também está conectado a psicologia das cores.
O mais interessante de tudo isso é que o design de embalagens é uma das estratégias mais poderosas que existem no marketing. Ele tem o poder de fazer com que marcas pouco conhecidas pelo público ganhem destaque no meio de tantas opções disponíveis no mercado.
A gente sabe que o comportamento do consumidor muda ao longo do tempo. Para que o seu negócio continue alcançando os resultados desejados é fundamental que a sua embalagem seja identificada em todas as épocas.
Então, é essencial que você acompanhe o mercado para não perder clientes para a concorrência. Nesse cenário, a melhor saída é escutar o seu público e perceber as suas preferências para que a sua marca mantenha um relacionamento bastante agradável com os consumidores.
Os especialistas em design gráfico afirmam que a identidade visual pode trazer diversas experiências para o consumidor. Dessa forma, você pode usar vários recursos para produzir um relacionamento positivo.
Portanto, você deve estudar bastante conteúdos sobre neurociência para entender os impactos do visual no consumo e no relacionamento entre clientes e marcas. Nesses conteúdos, é possível encontrar várias dicas para construir a sua identidade visual, e transformar o seu cliente em um defensor do seu negócio.
E você, teve alguma dúvida sobre a relação entre o branding e as embalagens da sua marca? Aproveite a oportunidade e compartilhe conosco a sua dúvida nos comentários abaixo!
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