Nov 2019
Por:Lib Embalagens
marketing para lojas
O mercado costuma ficar aquecido no final do ano. O período do natal e o décimo terceiro são ótimos motivos para presentear um amigo ou parente. No entanto, o maior desafio para os lojistas é atrair e fidelizar o seu consumidor. Afinal, a concorrência procura impactá-lo a todo o momento. Diante desse cenário, muitos empresários têm dúvidas de como vender mais no final do ano.
Se você encontra-se neste grupo, continue lendo este artigo. Vamos listar diversas dicas para que você aprenda como aumentar o seu faturamento.
As vendas no final do ano não aparecem em um passe de mágica. O lojista deve fazer um bom planejamento para atender a alta demanda do mercado.
Além disso, deve ficar atento ao estoque, marketing, descontos, qualificação do time de vendas e outros fatores que influenciam em seu sucesso. Descubra agora mesmo como aperfeiçoar esses itens em seu negócio.
O primeiro passo para atingir as metas de vendas é montar um bom estoque. Não há nada mais irritante para um consumidor do que não ter o produto de sua preferência na loja.
Então, recomendamos que você faça uma análise criteriosa dos últimos anos para ter uma ideia de quanto precisará investir em novos produtos.
Além disso, acompanhe as pesquisas de mercado para saber a previsão de vendas para este ano. Isso é muito importante para evitar peças encalhadas em seu estoque.
Outro ponto interessante é que você deve observar quando será o recesso coletivo dos seus fornecedores. Assim, estará com um planejamento alinhado caso necessite de mais peças ou produtos.
O investimento em marketing é fundamental, especialmente em datas comemorativas. Você deve apostar em ferramentas de divulgação para que os clientes lembrem da sua marca no momento da compra.
Existem diversas formas de fazer uma propaganda: outdoor, e-mail marketing, redes sociais, panfletos, carros de sons, embalagens, divulgação em rádio, TV, entre outros.
Porém, nem todas as opções que mencionamos acima causarão impacto em seu negócio.
Você deve entender o comportamento do seu consumidor para descobrir quais são os canais de comunicação que ele costuma acessar com frequência.
Para tirar as suas dúvidas, faça pesquisas. Ela pode ser feita de duas formas: presencialmente ou por meio da internet (e-mail marketing e redes sociais).
As vitrines também servem como uma excelente forma de atrair os seus clientes. Nela, você deve colocar as melhores peças de roupas. Opte por aquelas que tem um tecido de qualidade e que estão em promoção. Dessa forma, o cliente ficará encantado.
O brasileiro adora um desconto. Se a sua loja apostar nesse tipo de marketing, provavelmente, aumentará as vendas no final do ano.
O lojista, por exemplo, pode fornecer um desconto para aqueles clientes que comprarem mais de 2 itens.
Outra dica bastante interessante é sortear cupons de desconto para aqueles consumidores que estão dentro da loja. Dessa forma, você conseguirá engajá-los ainda mais com a sua marca.
Algumas lojas ainda aproveitam o recurso das redes sociais para oferecer desconto aos seus clientes.
Uma das ações mais comuns é incentivá-lo a publicar em seu perfil foto da loja com uma determinada hashtag. Se ele apresentar a publicação no balcão, garante na hora o seu desconto.
Cada estratégia dependerá do seu mercado, do público e também da sua disponibilidade para novas ideias. Portanto, pense fora da caixa para aumentar o lucro do seu negócio.
A facilidade para finalizar um pedido é essencial para o sucesso da sua loja. Se o cliente encontra muita burocracia, ele desistirá inclusive de levar o produto para a casa.
Então, ofereça diversas possibilidades de pagamento para o seu consumidor: aceite todos os cartões, dê desconto em pagamentos a vista e evite parcelar com muitos juros.
Um atendimento de qualidade ajuda a concluir a compra com mais agilidade. Por isso, treine a sua equipe de vendas para que eles tenham habilidades para lidar com qualquer tipo de cliente e saibam como vender mais.
A flexibilidade é outro fator que ajuda a aumentar as suas vendas no final do ano. Uma dica legal é ampliar o seu horário de funcionamento.
A contratação do time de vendas não pode ser feita do dia para a noite. Isso compromete os resultados do seu negócio, ainda mais com o mercado acelerado e a falta de profissionais qualificados.
As embalagens que têm um material de qualidade e um lindo design podem influenciar diretamente nas vendas do seu negócio.
As embalagens podem ainda servir como uma ótima ferramenta de marketing, já que as pessoas levarão o nome da sua marca por toda a cidade.
Por isso, contrate um ótimo fornecedor para ajudá-lo a criar um material incrível.
O sucesso das suas vendas no final do ano depende de um bom planejamento. Se tudo for conduzido com antecedência, você garante mais economia com os pedidos nas fábricas, contrata uma equipe mais qualificada, pensa nas melhores promoções e se prepara para oferecer diversas opções de pagamento.
Agora que você já sabe como vender mais no final do ano, siga as nossas redes sociais e fique por dentro de outros assuntos que são importantes para o sucesso do seu negócio.
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