Em 1998, a Lib Embalagens começou no ramo de sacolas plásticas usando a técnica de serigrafia. Naquele tempo, já começavam as primeiras tentativas de inovação no design. Com apenas três funcionários e uma cadeia produtiva predominantemente terceirizada – para as atividades de impressão e acabamento – a empresa deixava de lado as cores e os formatos clássicos e passava a ocupar as lojas mineiras com sacolas diferentes e altamente personalizadas.
Dois anos depois, por necessidade de mercado em 2001, a Lib passou a produzir embalagens em papel. Também foi nessa época que a empresa passou por um boom de criações. Entre os produtos mais famosos estão a sacola fashion e a sacola trapézio, os primeiros modelos do gênero no Brasil.
A expansão do mercado também significou a necessidade de verticalização da produção e a mudança de espaço físico. Em 2005, a Lib Embalagens saiu do bairro Santa Amélia para o bairro São Francisco, próximo ao Anel Rodoviário de Belo Horizonte, e passou a trabalhar em dois turnos. Nesse período foi criado o Departamento de Layout e foram adquiridas novas maquinas de corte vinco e Offset Formato 1. Com os novos equipamentos, a Lib ampliaria sua capacidade de produção para dois milhões de unidades de embalagens de papel por ano.
No final de 2007, a empresa contava com cerca de 90 pessoas entre funcionários e terceirizados e, através de mudanças de gestão, passou pela crise financeira que atingiu o mundo todo em 2008.
Passada a crise, os anos seguintes foram marcados pela expansão física e de maquinário. A Lib, por meio da compra da empresa FlexBrasil, atualmente ABX, fomentou a divisão da produção da empresa em papel e plástico. Além disso, a compra de uma impressora Offset Heidelberg de 6 cores modernizou o parque gráfico e aumentou em três vezes a capacidade produtiva da empresa.
Atualmente a Lib Embalagens tem a capacidade instalada para a produção de cerca de quatro milhões de sacolas de papel por ano.
Produzir embalagens em papel e plástico que além de suprir as necessidades dos clientes, superem as expectativas quanto ao design e funcionalidade.
Ser a empresa mineira de embalagens mais presente nos pequenos estabelecimentos varejistas do país.
Constante aperfeiçoamento e melhoria de qualidade por meio da valorização do funcionário e a busca incansável pela valorização dos clientes e fornecedores.
A Lib Embalagens utiliza papéis de fornecedores com o certificado FSC (Forest Stewardship Council, em português, Conselho de Manejo Florestal), que é o selo verde mais conhecido do mundo.
Essa certificação garante que a o papel utilizado na cadeia produtiva da Lib não agride o meio ambiente e contribui para o desenvolvimento social e econômico de áreas florestadas.