As embalagens e o marketing no varejo: entenda essa importante relação

17

Jul 2019

Por:Lib Embalagens
Sacolas de Papel

Em um passado não muito distante, as embalagens eram usadas somente
para proteger objetos, transportar alimentos e estocar mercadorias.
Atualmente, elas ganharam um novo conceito e em muitas empresas já são
consideradas uma excelente ferramenta de marketing.
O novo consumidor está atento e percebe cada detalhe desde o início da
compra até o fechamento do negócio. Então, qualquer oportunidade em que
você pode encantá-lo é melhor para o seu empreendimento.
É aí que as embalagens entram no jogo. Já imaginou entregar uma peça de
roupa ou um produto em uma sacola com um bom material, um design perfeito,
cores vivas e um ótimo espaço interno? Acredite! Esse investimento pode
aproximar o cliente do seu negócio, uma vez que ele percebe o quanto você
preocupa com cada detalhe.
Neste artigo vamos explicar o poder da embalagem para a sua loja e como
você pode usá-la a seu favor no marketing.
Vamos lá?

Por que a embalagem é importante?

A embalagem é considerada um dos pontos mais importantes na hora que o
consumidor já está preparado para comprar um produto. Para se ter uma ideia,
imagine o momento em que os pais levam os filhos ao cinema.
Como se sabe, as pipocas são comercializadas nesse ambiente. Às vezes, a
criança nem quer comer o alimento, mas compra o produto porque o balde tem
uma linda embalagem do seu personagem favorito.
A embalagem “fala” e, por isso, deve transmitir a mensagem correta para o seu
cliente. O ideal é ter cuidado com as cores, com a tipologia, com o desenho e
os textos. Dessa forma é mais fácil cativar o cliente como você planejou no
início da estratégia

Quais são os benefícios das embalagens?

Agora que você já sabe o impacto que as embalagens podem trazer para o
público, que tal conhecer as vantagens de apostar nesse tipo de estratégia?
Praticidade
A embalagem traz conveniência e praticidade para o consumidor. Ela pode ser
usada não só para transportar a peça mas também para carregar outros itens
durante o dia.
Diferencial competitivo
A embalagem consegue fazer com que seu produto chame mais atenção em
relação à concorrência. Afinal, ninguém quer sair de uma loja com uma sacola
feia ou que dificulta o transporte da mercadoria, não é mesmo?
Mais vendas
A loja que investe em embalagens consegue melhorar as vendas do negócio. O
consumidor, provavelmente, escolherá o seu produto quando for comprar um
presente para um amigo ou parente. Isso ocorre porque ele consegue
economizar tempo, já que não precisa se preocupar com o embrulho.
A embalagem também consegue fazer com que o cliente compre mais vezes o
produto. Caso ele goste do design e do formato, por exemplo, uma conexão é
criada entre loja e consumidor. Dessa forma, ele repete a compra para ter mais
embalagens da marca.

Quais são os momentos de usar as embalagens?

Existem diversas oportunidades em que você pode usar as embalagens.
  • datas comemorativas: as embalagens ajudam a destacar o seu produto durante as datas comemorativas, pois todas as marcas buscam a atenção do consumidor. Então, aproveite o dia das mães, das crianças, dos pais, natal e outras datas para surpreender seu público.
  • reaproveitáveis: grande parte das embalagens vão para o lixo. Para evitar esse problema e salvar o meio ambiente, aposte em itens reaproveitados. Dessa forma a sua marca permanece vive na rotina do consumidor;

 

  • embalagens chamativas: o estilo da embalagem dependerá da mensagem que você quer despertar no público. Alguns clientes valorizam o lado emocional, enquanto outros são mais racionais. O jeito é descobrir o objetivo da sua campanha para acertar no formato.

Como usar as embalagens na minha estratégia?

As embalagens precisam se adequar ao estilo do seu consumidor. Além disso,
deve-se alinhá-las com os diferentes canais de venda. Dependendo do nicho
de mercado, esse item pode ser desenvolvido em vários tamanhos e
características.
Uma loja de roupas que tem como objetivo atrair o seu cliente por meio de
ofertas e promoções, por exemplo, deve apostar em embalagens mais simples,
uma vez que o cliente não é tão exigente.
Por outro lado, um comércio que tem um público mais elitizado não pode
ignorar o uso de um design mais sofisticado e com um material impecável.
A embalagem não pode ser produzida com qualquer material, caso contrário,
você não conquistará os benefícios citados no texto. Se está receoso com esse
tipo de investimento, teste a estratégia. Comece com, pelo menos, 1000
embalagens. Depois, avalie o seu retorno e adicione esses produtos no budget
do seu marketing.
E você, teve alguma dúvida na relação entre as embalagens e o marketing de
varejo? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

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