Jan 2020
Por:Lib Embalagens
marketing para lojas
É cada vez maior o número de empresários que decidem utilizar o Instagram para alavancar suas vendas. Isso porque a rede conta com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo e o Brasil está entre os três países com mais acessos. Sua trajetória de crescimento é exponencial e não mostra sinais de desaceleração. Então, temos uma notícia para você: se você ainda não tem ou não sabe como criar uma loja no Instagram, você está perdendo clientes!
Desde a popularização da internet e dos smartphones, grandes e pequenos empresários perceberam que se a maior parte de seus atuais e potenciais clientes estavam com os olhos voltados para uma tela, não faria sentido anunciar fora dela.
Assim surgiu o marketing digital, que visa atrair clientes potenciais e fortalecer a marca através da internet e suas ferramentas, como e-mail marketing, blogs, sites, chatbots, canais de vídeo e, é claro, as redes sociais.
Apesar do números, ainda é pequena a parcela de micro e pequenas empresas que sabem como utilizar as mídias digitais a seu favor. Por outro lado, pesquisas mostram que 48% dos usuários do Instagram já compraram ou contrataram algum serviço que conheceu no Instagram.
Fica claro que nos dias atuais, investir no Instagram deixou de ser mera formalidade e passou a ser parte fundamental de uma boa estratégia de negócios.
Com ele é possível aumentar o alcance da sua marca, fortalecer a autoridade, melhorar as estratégias de comunicação e, consequentemente, vender mais. Mas, afinal, como criar uma loja no Instagram? Confira a seguir.
Saber como criar uma loja no Instagram não é difícil, mas, para facilitar o processo e evitar dores de cabeça no futuro, é essencial seguir alguns passos.
Desde março de 2018 a plataforma disponibilizou o Instagram Shopping, que permite realizar vendas pelo próprio aplicativo. Logo, seja para divulgar o seu serviço (restaurantes, consultórios, consultorias, etc.) ou para vender diretamente pelo Instagram, a plataforma pode – e deve – ser utilizada como uma aliada poderosa nas vendas. Então, vamos para o passo a passo!
O primeiro passo para criar uma loja no Instagram e aumentar as suas vendas é convertendo sua conta em um perfil comercial. Isso abrirá uma série de opções e funcionalidades, incluindo relatórios completos, anúncios patrocinados e a própria loja virtual.
Para isso, acesse as configurações de conta no Instagram; clique em “conta”; clique em “mudar para conta profissional”; escolha a opção mais adequada a você, como “empresa” ou “criador de conteúdo”; certifique-se de que a sua conta está configurada como “pública” e pronto, você já terá seu perfil comercial em mãos.
Ter uma loja no Facebook
Tão importante quanto ter um perfil no Instagram é ter um página no Facebook. É através dela que você criará a sua loja online, que será vinculada ao Instagram. Se você ainda não tem, basta clicar neste link para saber como criar uma loja no Facebook em poucos minutos e partir para o próximo passo.
Com os passos acima devidamente concluídos, tudo o que você precisará fazer é clicar em seu perfil no Instagram; clicar em “produtos” e depois em “continuar”; escolher o catálogo de produtos a ser vinculado e clicar em “concluir”. Simples, não é mesmo?! Depois disso basta aguardar a análise do aplicativo, que demora apenas alguns dias e partir para as vendas.
Trabalhe em seu perfil
Não basta saber como criar uma loja no Instagram e deixá-la às moscas. Para obter vendas é essencial trabalhar na divulgação do seu perfil, conquistando mais seguidores, mais engajamento e mais vendas.
A primeira dica para isso é postar regularmente. Interaja com o seu público, crie conteúdo relevante e educativo. Por exemplo, se você vende sabonetes artesanais, porque não postar sobre as propriedades benéficas dos ingredientes que utiliza? Ou, então, se vende roupas femininas, pode compartilhar ideias de look e compartilhar fotos de clientes que já utilizam suas peças. Acredite, pequenas ações como essas fazem a diferença.
Aposte no diferencial do seu produto
Assim que você começar a entender mais sobre o Instagram e suas funcionalidades, perceberá que alguns de seus concorrentes já faziam isso muito antes. Logo, investir no seu produto é a melhor maneira de se destacar.
Para isso, utilize a própria rede para mostrar seus diferenciais. Matéria prima de qualidade, atendimento de excelência, descontos especiais, produtos sustentáveis, sacolas personalizadas, tudo isso conta e deve ser utilizado.
Isso porque mesmo que o cliente compre à distância, receber uma sacolinha personalizada e carinhosamente preparada estreita o relacionamento e aumenta a probabilidade de que este volte a comprar e te indique para mais pessoas, reforçando o famoso marketing boca a boca.
É inegável que o Instagram chegou para revolucionar a forma de fazer negócios, possibilitando aumentar a venda exponencialmente, para pessoas em qualquer lugar do Brasil e do mundo.
Por outro lado, a facilidade de vender à distância não pode ser confundida com a falta de proximidade com o cliente, que pode ser mostrada através de um atendimento pré e pós venda de qualidade, e da própria embalagem.
As sacolinhas personalizadas de papel ou plástico são uma alternativa que, além de facilitar a embalagem e transporte, ainda reforçam as estratégias de marketing e aumentam a identificação com a marca, o que impulsiona ainda mais as vendas.
Agora que você já sabe como criar uma loja no Instagram e está pronto para alavancar suas vendas, conte com a Lib Embalagens e invista em sacolas personalizadas para carregar a sua marca com qualidade. Acesse o site e faça já o seu orçamento.
Amei, me ajudou muito já vou colocar em prática… Muito obrigada bjs!